quarta-feira, 11 de março de 2009

CinEuphoria Prémios de Cinema

CinEuphoria Prémios:
.
1) Anualmente, a 13 de Janeiro, serão atribuídos os Prémios CinEuphoria relativos à produção cinematográfica estreada no ano anterior em Portugal.
.
2) As estreias podem ter sido realizadas comercialmente em sala de cinema, festivais ou mostras de cinema, televisão (telefilme e documentário incluídos) ou internet (principalmente referente a curtas-metragens).
.
3) Serão considerados todos os géneros cinematográficos desde ficção a documental e animação, longa, média ou curta-metragem.
.
4) Serão consideradas todas as longas-metragens estreadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de cada ano. Relativamente às curtas-metragens e por em certas situações serem de mais difícil visionamento serão consideradas todas as dos dois últimos anos (portuguesas ou internacionais) sendo considerado para o efeito o ano de produção (ex.: a 2013 podem concorrer curtas datadas de 2011 e 2012). Excepção pode ser feita a outras datas de produção quando a sua primeira exibição pública seja feita nos dois anos precedentes à da sua atribuição.
.
5) Os nomeados nas diversas categorias, a anunciar durante o início do mês de Janeiro, resultam dos resultados de uma base de dados criada durante o ano pelo coordenador do CinEuphoria e pelos diversos colaboradores cinéfilos que colaboram com o mesmo.
.
6) Cada categoria terá obrigatoriamente um mínimo de 5 (cinco) e um máximo de 10 (dez) nomeados. Categorias onde não estejam reunidos o número mínimo de cinco nomeados não será considerada no ano em questão. Excepção feita se durante a primeira fase de votação de escolha de nomeados existir um nomeado que reúna a pontuação máxima excluindo, dessa forma, a necessidade de um número mínimo de nomeados na categoria. Este número poderá pontualmente exceder os dez nomeados se na primeira fase da votação para seleccionar os nomeados existir um empate na 10ª posição.
.
7) Os vencedores dos CinEuphoria são o resultado das escolhas discutidas entre o coordenador e um grupo de cinéfilos colaboradores e contribuidores de informação e material para o CinEuphoria durante o ano em consideração através e uma pontuação atribuída individualmente a cada um dos nomeados.
.
8) Está prevista a possibilidade de mais do que um vencedor em cada categoria se existir um empate na pontuação. Nesta fase final não existe segunda volta na votação considerando, dessa forma, que o empate resultante anuncia os respectivos vencedores.
.
9) A todos os vencedores indicados será atribuído um diploma/certificado impresso que o identifique, bem como ao filme em que participou e claro ao CinEuphoria. Em caso de mais do que um vencedor, os restantes serão igualmente identificados no mesmo diploma, sendo atribuído um a cada galardoado, após a divulgação dos vencedores a 13 de Janeiro.
.
10) São as categorias a considerar as seguintes:
.
Competição Internacional:
  1. Filme
  2. Documentário
  3. Filme de Animação
  4. Curta-Metragem
  5. Realização
  6. Realização em Curta-Metragem
  7. Actor
  8. Actriz
  9. Actor em Curta-Metragem
  10. Actriz em Curta-Metragem
  11. Actor Secundário
  12. Actriz Secundária
  13. Elenco
  14. Dupla
  15. Personagem de Animação
  16. Argumento
  17. Montagem
  18. Fotografia
  19. Música Original
  20. Canção/Tema - Original ou Adaptada
  21. Som e Efeitos Sonoros
  22. Direcção Artística
  23. Guarda-Roupa
  24. Caracterização
  25. Efeitos Especiais Visuais
  26. Segmento/Sequência
  27. Cartaz
  28. Trailer
  29. Top do Ano (atribuído ao realizador)
  30. Top de Curtas-Metragens (atribuído ao realizador)
.
Competição Nacional:
  1. Filme
  2. Documentário
  3. Filme de Animação
  4. Curta-Metragem
  5. Realização
  6. Realização em Curta-Metragem
  7. Actor
  8. Actriz
  9. Actor em Curta-Metragem
  10. Actriz em Curta-Metragem
  11. Actor Secundário
  12. Actriz Secundária
  13. Elenco
  14. Argumento
  15. Montagem
  16. Fotografia
  17. Música Original
  18. Direcção Artística
  19. Guarda-Roupa
  20. Caracterização
  21. Efeitos Especiais Sonoros ou Visuais
  22. Cartaz
  23. Trailer
  24. Top do Ano (atribuído ao realizador)
  25. Top Curtas-Metragens (atribuído ao realizador)
.
Competição Ibérica:
  1. Filme
  2. Realização
  3. Actor
  4. Actriz
  5. Actor Secundário
  6. Actriz Secundária
  7. Argumento
.
Prémios Honorários:
  1. Prémio Liberdade de Expressão
  2. Carreira
  3. Mérito
  4. Someone to Watch
.

São ainda atribuídos através de uma votação efectuada pelo público entre 1 e 12 de Janeiro de cada ano, os seguintes prémios:
.
Prémios do Público:
..
  1. Filme
  2. Actor
  3. Actriz
  4. Actor Secundário
  5. Actriz Secundária
  6. Realizador
  7. Carreira (se reunir um total de 50% dos votos expressos)
  8. Top do Ano (os dez filmes mais votados)
.
11) Todos os galardoados são anunciados através do cartaz do filme, à excepção dos actores que terão uma foto sua no respectivo filme a identificá-los.
.
12) Quanto ao Top do Ano, nas categorias Nacional e Internacional serão identificados os dez melhores filmes do ano, curtas ou longas-metragens resultantes das nomeações de Melhor Filme, Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Curta-Metragem. No Top do Público serão considerados os dez filmes mais votados ao longo do dia 12 de Janeiro. Todos serão divulgados por ordem alfabética.
.
13) As produções portuguesas que aqui merecem destaque com prémios próprios podem também concorrer às demais categorias. Exemplo: Um filme português pode concorrer a Filme tanto na Competição Internacional como na Nacional, o mesmo sucedendo com os actores e todas as demais categorias.
.
14) As co-producções portuguesas inserem-se também nas categorias da Competição Nacional.
.
15) As curtas-metragens podem concorrer a todos os prémios. Exemplo: Uma curta que concorra para Curta-Metragem pode igualmente concorrer para Filme quer da Competição Internacional como da Nacional (se de um filme português se tratar), o mesmo sucedendo com os seus actores e demais técnicos.
.
16) O Prémio Liberdade de Expressão é atribuído a filmes, personalidades ou instituições que dentro da indústria cinematográfica contribuíram ou contribuem para a divulgação de História passada ou presente bem como para o mútuo entendimento e respeito pela dignidade Humana ou aspectos sociais relevantes.
.
17) O Prémio Mérito e o de Carreira são atribuído a individualidades, instituições ou fundações com elevado contributo para a indústria cinematográfica e sua respectiva divulgação e dignificação.
.
18) O Prémio Carreira atribuído pela votação do público apenas será considerado se reunir 50% dos votos expressos.
.